top of page

Dados Geográficos

Localização: São José da Varginha se localiza na região do médio centro-oeste do Estado de Minas Gerais, mesorregião de Belo Horizonte e microrregião de Pará de Minas, pertencendo a Comarca de Pará de Minas.

População: 5.079 habitantes.

Gentílico: varginense-de-são-josé. 

Área: 205,501 km².

Solo: Arena/Argiloso.

Altitude: Máxima - 1.125m / Local: Serra Quebra Canela | Mínima - 700m / Local: Ribeirão Águas Claras.

Topografia: Mesclada, com porções onduladas e planas, com predominância de várzeas – Plano: 40% – Ondulado: 25% – Montanhoso: 35%.

Bacia: Rio São Francisco.

Principais Rios e Ribeirões: Rio - Paraobepa | Ribeirões - Sanhudo, Cova D’anta, Ribeirão dos Moreiras, Águas Claras.

Hidrografia: O município possui dezenas de nascentes, formando córregos e ribeirões que deságua no rio Paraopeba, que pôr sua vez alimenta o Rio São Francisco, chamado de o Rio da Integração Nacional. Temos, portanto, uma razoável quantidade de água em nosso subsolo, terras de qualidade para a agricultura faltando-nos tecnologia com vistas à ocupação territorial com fins e objetivos sociais de trabalhar a terra, produzir e estabelecer o homem no campo, com dignidade. O Rio Paraopeba ainda banha 41 (quarenta e um) municípios no Estado, destacando: Betim, Juatuba, Florestal, Brumadinho, Pará de Minas, Esmeraldas, São José da Varginha, Paraopeba, Pompeu, Pequi, Ibirité, etc.

Regime Pluviométrico: Precipitação anual em torno de 1.557mm.

bottom of page