Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

Segunda Edição Nossa Querida São José da Varginha

Lançamento Segunda Edição Revista Cultural: Nossa São José da Varginha, 14 de dezembro de 2023

Há exatamente um ano, em parceria com a Escola Estadual Dona Antônia Valadares, lançamos a 1 Edição da Revista Cultural, em formato de álbum de figurinha, contendo um pouco sobre nossos bens inventariados. Ontem, 14 de dezembro de 2023, concluímos a Segunda Edição, em um evento realizado e transmitido na Câmara Municipal de São José da Varginha, ao qual, algumas figuras públicas participaram dessa solenidade.

Deixamos aqui nossos agradecimentos à Câmara Municipal, pelo espaço e transmissão ao vivo do evento, aos alunos da Escola Estadual Dona Antônia Valadares que desenvolveram o projeto de pesquisas, ao Congado Divina Luz pela excelente participação ao qual enalteceu a tradição do Congado e a Festa de Nossa Senhora do Rosário, aos membros do Conselho que estavam presente (Pr Dorivel, Pr Maurício, Isabel Damasceno), Pe Geraldo Grabriel, ao secretário municipal de obras, Sr Pitu ao qual representou todos os secretários municipais, aos nossos fornecedores pelo coffe break ofertado, @pontodocafesjv e @pani_ficadora , e claro, a toda equipe da Secretaria Municipal de Cultura, que abraçou essa parceria e contribuiu intensamente para a realização desse evento.

A você, que esteve presente e virtual, nosso muito obrigado. Ano que vem, temos mais!

Material gráfico: Gráfica Ideal
Espaço: Plenário José da Silva Paulino
Fotógrafa: Marisa Faria ( @marisafaria)
Fornecedores: Ponto do Café e Padaria do Breninho
Link da transmissão: https://www.youtube.com/live/EONjlsOYoqg?si=BNck5yWvwyZMDQru

1° Copa Jakes Foto Fut 2023

Nosso sub 17, trouxe o título de Campeão da 1° Copa Jakes Foto Fut 2023 que aconteceu no último domingo, 10 de dezembro de 2023, em Pará de Minas.

Foram 08 (oito) times disputando o troféu, com uma média de 80 (oitenta) atletas da categoria 17 anos na Quadra do Vilense- Pará de Minas.

Quadra de Areia

No dia 27 de Junho de 2023, iniciamos o projeto da Quadra de Areia nos bairros Geraldo Xavier e Bela Vista.

Com apoio da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Obras e Urbanização, reestruturamos o "parquinho" dos bairros, para um espaço esportivo, ao qual poderá ser desenvolvidas algumas atividades, como: futvôlei, voleibool, iogas, entre outras, abrangendo todos os moradores.

Projeto Bom de Escola, Bom de Bola.

Um dos projetos destinados para o ano de 2023 era retornar a escolinha de futebol e futsal no nosso município. Conseguimos retirar o projeto do papel e torná-lo realidade, visando ocupar os tempos ociosos das nossas crianças e adolescentes, visando um vínculo maior com a educação.

O Projeto Bom de Escola, Bom de Bola, entra em um breve recesso, retomando suas atividades no dia 02 de janeiro de 2024.

Atualização de Inventário 2023

Durante o ano de 2023, a empresa Espaço Memória, que presta consultoria à Secretaria Municipal de Cultura em São José da Varginha, atualizou o catálogo dos Bens Inventariados dos Patrimônios Culturais e Histórico de São José da Varginha.

Durante os trabalhos foram atualizados os seguintes bens culturais: Sede da Fazenda Central (EAU), Residência da Maria Divina (EAU), Casa Sede da Fazenda Central - Antigo Quarto do Padre Libério (EAU), Missal Romana em Latim (BMI) e Âmbula (BMI). Todo trabalho seguiu as exigências da Deliberação Normativa do CONEP e Portaria vigentes.