Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

Plano Anual de Aplicação de Recursos

A Prefeitura Municipal de São da Varginha, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, concretizou no dia 27 de maio de 2024, o cadastro do PARR– Plano Anual de Aplicação de Recursos no site do Governo Federal. A elaboração do PAAR foi um ato participativo por meio de consultas e audiências públicas, com a participação de agentes culturais e a população local, preferencialmente por intermédio de seus representantes nos Conselhos de Cultura.

Clique para visualizar o PARR enviado ao Ministério da Cultura.

São José da Varginha realiza com sucesso sua Oitiva para a Lei Aldir Blanc II

A Prefeitura de São José da Varginha, por intermédio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu entre os dias 22 a 24 de maio, a escuta pública junto a Escola Estadual Dona Antonia Valadares com a participação dos alunos que discutiram “o que é cultura”. Essa informação foi essencial para dar um direcionamento sobre a cultura do município.  Foi disponibiliza também no período de 22/05/2024 a 24/05/2025 no site oficial do município: Prefeitura Municipal de São José da Varginha | São José da Varginha | Praça São José, 10 - Centro, São José da Varginha - State of Minas Gerais, Brazil (saojosedavarginha.mg.gov.br) um formulário para os fazedores de cultura pudessem participar desse momento de escuta. No formulário explica que: A Lei Aldir Blanc tem como propósito principal proporcionar apoio aos trabalhadores da cultura, bem como à manutenção de territórios e espaços culturais cujas atividades foram interrompidas em decorrência da pandemia de Covid-19. Sancionada a Lei n° 14.017/2020, conhecida como Lei Aldir Blanc, é voltada para ações emergenciais da área da cultura e cujos recursos serão operacionalizados pelo Transferegov.br. As oitivas promovem a transparência e incentivam a participação ativa da sociedade civil na formulação de políticas públicas culturais, fortalecendo a governança participativa e a eficácia das ações em nível municipal. As consultas públicas são essenciais para a aplicação efetiva da Política Nacional Aldir Blanc, proporcionando um espaço de participação direta da comunidade. Essas consultas democráticas permitem a identificação de demandas específicas do município, adaptando a implementação da PNAB às necessidades locais.

O Secretário José Evandro Marciel informou “que esse processo é importante para preservar a cultura local de São José da Varginha, além de ser um momento determinante para a melhor aplicação dos recursos locais e trabalhar de forma mais participativa junto aos agentes culturais”.

Enquanto as ações culturais das Leis Aldir Blanc I e Paulo Gustavo possuíam caráter emergencial, a PNAB receberá investimentos regulares para o desenvolvimento de projetos e programas culturais.

Para mais informações, os interessados poderão entrar em contato pelo e-mail: secelt@saojosedavarginha.mg.gov.br.

Lei Aldir Blanc

A Prefeitura Municipal de São José da Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, está promovendo a Escuta Pública para coletar informações dos agentes culturais.  A intenção do processo é a coleta de percepções e interesse da Comunidade para elaboração do PAAR - Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR), e também como base para a aplicação dos recursos oriundos da Lei Aldir Blanc II.O ato do preenchimento é voluntário e NÃO caracteriza cadastramento em nenhuma ação. Participe! Acesse o formulário no site da prefeitura no formato word, só preencher e entregar na  Secretaria Municipal de Educação e Cultura ou encaminhar para o seguinte e-mail: secelt@saojosedavarginha.mg.gov.br.

Clique aqui para visualizar o formulário.

Campeonato Hortifrutti & Granjeiro 2024

Sábado, 27 de abril de 2024, iniciou-se mais uma edição do Tradicional Campeonato Hortifrutti & Granjeiro 2024.

Serão 10 (dez) equipes, média de 200 (duzentos) atletas, disputando o título de campeão. Todos os jogos estão sendo custeado pela Secretaria Municipal de Esporte em São José da Varginha com apoio da Prefeitura Municipal de São José da Varginha.

A tabela de jogos e regulamentos se encontra disponível na Secretaria Municipal de Esportes em São José da Varginha.

"Entrada Gratuita"

II Copa SECELT 2024

Na última sexta-feira, 26 de abril de 2024, encerrou-se a II Copa Secelt dando o título de campeão ao time do Cruzeiro do Sul (5x4).

Foram 15 jogos, iniciados no dia 13 de março de 2024, sendo o campeonato custeado exclusivamente pela Secretaria Municipal de Esportes. No decorrer do campeonato, atingiu-se uma média de 80 jogadores (08 times).

Todos os jogos aconteceram na Praça de Esportes José Queiroz, com entrada franca à população.

A  Copa Secelt é um campeonato de futsal masculino, ofertado pela Secretaria Municipal de Esportes de São José da Varginha, com apoio da Prefeitura Municipal de São José da Varginha e Prainha Bar's.