Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

press to zoom

press to zoom
1/1

As Viagens de Gulliver

Obra prima do escritor irlandês Jonathan Swift (sem perfil oficial) originalmente foi publicado em 1726, com adaptação no Brasil em 1973 por Clarice Lispector (sem perfil oficial). A obra se trata de histórias vividas por um médico cirurgião e aprendiz de navegação, Lemuel Gulliver, que no decorrer da viagem, passam por uma tempestade seguida de um naufrágio. Gulliver, sobrevive ao naufrágio e pelas ondas, foi levado até a ilha Lilipute, que são habitadas por seres bem distintos de sua realidade. A obra se divide em quatro partes, onde Gulliver relata minuciosamente as peculiaridades e peripécias improváveis, vivenciadas.

Parte 1: Viagem a Lilipute
Ao acordar na ilha, Gulliver está aprisionado por um grupo de seres humanos minúsculos. Após afirmar que não era seus inimigos e prometer se comportar, Gulliver passa viver na ilha. Gulliver descobre que a ilha esta em guerra com a ilha vizinha, pelo modo em que cada um deles quebram os ovos para se alimentarem. Estranho, não é? Foi o que Gulliver pensou. Gulliver, encontra uma maneira, de apaziguar a guerra e por isso, ele é acusado de traição. Resultado? Ele precisa fugir da ilha.

Parte 2: Viagem a Brobdingnag
Dessa vez, a terra é de gigantes e Gulliver é explorado como atração turística, devido seu tamanho perto dos homens de 22 metros de altura. A rainha, compra Gulliver e o coloca em sua casa de bonecas, ao qual Gulliver denominou "caixa de viagens". Após várias dificuldades, Gulliver viaja com a rainha para a praia, onde Gulliver é "sequestrado" por uma águia gigante e devolvido ao mar. Que loucura!

Parte 3: Bom, para saber a parte 3 e o decorrer das aventuras de Gulliver, você encontrará a obra no acervo municipal da biblioteca Jucileia da C. Duarte, nos destaque da semana.

press to zoom

press to zoom
1/1

O Código Da Vinci

Terça-feira é dia de sugestão de leitura aqui na Biblioteca Municipal em São José da Varginha.

Para os amantes de leitura, o autor Dan Brown, lança em 2003, pela editora Randon House, o romance policial e repleto de suspense "O Código Da Vinci". O curador do Louvre e Grão mestre do Priorado de Sião, é fatalmente baleado por um monge católico albino, que por sua vez, é seguidor de um "ser" denominado O Mestre, que possui seus próprios interesses. Após a descoberta do corpo, na posição de "Homem Vitruviano", a polícia convoca o estimado professor Robert Langdon, que leciona em havard. Qual será o motivo da convocação? Qual são os interesses do "mestre"? O que o professor consegue solucionar, que a polícia não consegue? Essas perguntas e outras, você encontrará a resposta, no livro "O Código Da Vinci" que, para ser melhor, é na versão ilustrada.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/10

Reforma Estádio Moreirão!

"Antes de uma boa obra, existe sempre um bom projeto!"
A reforma do Estádio Moreirão era um sonho para muitos, considerado impossível; mas pela graça de Deus e apoio dos administradores (Prefeito, Gestor da Secretaria de Esporte, Deputado Igor Timo e Fabio Avelar, Secretários antecessores Daniel Pampa e Ramon Luís ) estamos conseguindo reerguer nosso Moreirão.
Para quem não conheceu o Moreirão, vamos detalhar um pouco sobre tudo que estamos fazendo!
A primeira foto e a terceira, são os novos vestiários que antes, não havia azulejo e agora, serão todos azulejados, deixando o ambiente mais "confortável" para os jogadores. A foto da laje, é na parte da tribuna que antes, era apenas telhado fazendo com que a água da chuva escorresse para os vestiários causando infiltrações. Agora, haverá uma laje por baixo das telhas para proteger e facilitar a observação em caso de infiltrações. Quarta e quinta fotos, são as trocas dos alambrados; como muitos sabem, havia falta de alguns, deixando o campo sem proteção para a arquibancada. Sexta e a sétima fotos, são as coberturas para os jogadores reservas, que agora possuem telha cerâmica. Houve acusações, que eram telhas frágeis e que trariam risco para os jogadores, mas não fazemos nada sem orientações da engenheira responsável e pesquisas, afirmando que as telhas suportam um impacto de até 180 Kg. Oitava e nona fotos, são das arquibancadas, que como muitos conhecem, a rede de esgoto doméstica caem dentro do campo, fragilizando a estrutura da arquibancada. Agora, será feita uma rede de esgoto subterrânea para evitar contato direto com a arquibancada, prevenindo aparecimento de insetos, mal cheiro e o apodrecimento da arquibancada. Por fim, a última foto demonstra uma visão melhor de como está atualmente a reforma. O serviço não para, mas estamos aqui, para fazer sempre o melhor para todos.

press to zoom

press to zoom

press to zoom

press to zoom
1/5

Contação de História na Apae

Na tarde de ontem, 27/07/2022, aconteceu a Contação de História na Apae Municipal de São José da Varginha, com o tema: Higiene.

Tia Ju contou para os ouvintes, sobre a estrelinha que não gostava de tomar banho e por isso, ela não conseguia brilhar. Além da historinha, Tia Ju dançou e ensinou sobre como se higienizar, para brilhar igual as estrelinhas que tomam banho.

Nossos agradecimentos a toda equipe da Apae, pelo incentivo e apoio nos projetos.
Em breve, teremos mais...