Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo




Caminhada da Melhor Idade
No dia 17 de abril, a Secretaria de Esporte e Lazer, com o apoio das Secretarias de Saúde, Cultura e do CRAS, promoveu uma caminhada com os participantes da oficina de pilates do SCFV do CRAS. O percurso teve como destino a Mina do Padre Libério, patrimônio cultural do município.
No local, foram realizadas diversas atividades, incluindo um aulão de pilates, palestras sobre saúde e alimentação, além de aferição de pressão arterial. A ação também contou com um momento de confraternização, com a oferta de um café especial para todos os participantes, visitantes presentes e envolvidos na iniciativa.
O evento reuniu mais de 30 participantes, proporcionando integração, bem-estar e incentivo a hábitos saudáveis.




Rumo ao JEMG 2026!
No dia 08 de abril, a quadra da Escola Estadual Dona Antônia Valadares foi palco de grandes jogos com a participação dos atletas interessados em representar nosso município no JEMG 2026.
Através das partidas, foram selecionados os alunos-atletas de cada modalidade, sendo 10 titulares e 5 reservas por equipe.
O processo contou com a presença e apoio dos treinadores, do Secretário de Esporte e Lazer, da professora de Educação Física e da diretora da escola, garantindo uma seleção organizada e transparente.
Parabéns a todos os participantes! 👏💪
Agora é foco, treino e dedicação! 🚀
#JEMG2026 #Esporte #Juventude #NossaCidade #FuturoDoEsporte




Encontro de Folias de Reis celebra Fé e Tradição em São José da Varginha
No dia 11 de janeiro , São José da Varginha sediou o Encontro de Folias de Reis, realizado na Mina de Pe. Libério , reunindo foliões, fiéis e famílias em um momento de fé, devoção e valorização da religiosidade popular. O evento recordou a visita dos Reis Magos ao Menino Jesus , uma das mais tradicionais manifestações do ciclo natalino.
A programação contou com apresentações das folias, momentos de oração e a celebração da Santa Missa, fortalecendo a espiritualidade e promovendo a partilha entre os participantes. Estiveram presentes grupos de Folias de Reis das cidades de Leandro Ferreira, São José da Varginha, Conquista, Lagoa Preta, Coqueiros (Pitangui), Florestal, Pequi, Boa Vista (Maravilhas) e Córrego do Barro, além da participação de foliões representantes de Araújos.
A iniciativa reafirma a importância da Folia de Reis como expressão da cultura, da fé e da identidade do povo de São José da Varginha. A Prefeitura , por meio da Secretaria Municipal de Cultura , agradece a todos os grupos de foliões, voluntários e ao público que prestigiaram o encontro, contribuindo para a preservação e valorização dessa tradição.
Crédito das fotos: Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura de São José da Varginha


Prefeitura Realiza Projeto Gratuitos em 2025
Diversas atividades de continuidade foram oferecidas pela Prefeitura de São José da Varginha. Confira as Oficinas ofertadas pelo CRAS Sagrada Família em 2025:
• Capoeira
• Dança
• Jogos e brincadeiras (corridas, saltos, queimada, rouba-bandeira, cabo de guerra
O projeto aconteceu de janeiro a dezembro e participaram mensalmente das aulas 50 alunos. As aulas aconteceram no contra turno escolar, três vezes por semana na Praça de Esportes José Queiroz.
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo ofereceu o Projeto de Esportes da SECELT com aulas de hidroginástica, natação, ginástica, caminhada, dança, fortalecimento muscular e alongamento para Idosos e Crianças, que aconteceram de janeiro a novembro, atendendo três vezes por semana, no contraturno escolar a 50 crianças, 50 idosos com mais de 60 anos e 12 alunos PCD. O Projeto foi realizado na Praça de Esportes José Queiroz.
A Secretaria de Cultura, Esporte, Lazer e Turismo também realizou durante o ano o Projeto Bom de Bola Bom de Escola com a participação de 50 estudantes da rede de ensino municipal, que treinaram na Escola Estadual e na Praça de Esportes. O projeto contou com atividades de futebol society e futsal, foi realizado no contraturno escolar de março a novembro.
Os Projetos Ginga Criança e Projeto INAA Capoeira, o todo 75 alunos fizeram aulas semanais de capoeira e dança maculelê, no contra turno escolar. O Projeto atendeu de janeiro a dezembro. E o Projeto Futebol Feminino, iniciado em maio, conta com 25 atletas que treinam 2 vezes por semana as modalidades de futsal e futebol de campo, na Praça de Esportes e no Campo Moreirão.
A prefeitura se orgulha de proporcionar projetos tão promissores a nossa população, e esperamos que cada vez mais eles se fortifiquem e aumentem o número de atendidos.


Grandes Eventos Esportivos em 2025
Apoiar o esporte e realizar eventos em nossa cidade, esse tem sido o lema da Prefeitura.
Em 2025 tradicionais eventos foram realizados e apoiados pela Prefeitura em nosso município. Abaixo, lista e informações de competições:
• 18/01 - 3a Copa de Marcha / ABCC Manga Larga Marchador
128 expositores
Mais de 30 municípios participantes
• 19/01 - Capoeira em Foco - Aulão e Roda de Capoeira, dança maculelê e
Alongamentos
108 atletas
08 municípios participantes
• 20 a 24/01 - Colônia de Férias
150 alunos
Modalidades: freestyle, queimada, natação, peteca, corridas, tênis e mesa, dança
• 26/01 - Torneio da Amizade SJV – Futebol Society
04 equipes
60 atletas
• 22/02 - Campeonato de Peladinha Feminino
04 equipes
37 atletas participantes
• 25/05 - 1o Corrida Rústica de São José da Varginha
125 atletas no feminino
161 atletas no masculino
14 municípios participantes
• 14/09 - 50 tão de Futebol
04 equipes
100 atletas participantes
• 28/09 - Clássico da Cidade / Futebol de Campo
48 atletas
02 equipes
• 15/10 - Comemoração Dia das Crianças Praça de Esportes
120 alunos
Modalidades: cabo de guerra, pique e pega, damas, xadrez, circuito recreativo
• 06 a 31/10 - 5o Campeonato Peladinha de Futsal
08 equipes participantes
89 atletas participantes
• 15/11 - Copa Centro Oeste Masters Cinquentões / Futebol de Campo
02 jogos recebidos
02 equipes – 66 atletas participantes
• 07/12 – Interclasse E.E. Dona Antônia Valadares
150 alunos
Modalidades: futsal, queimada, corrida, saltos, arremessos, damas, xadrez, peteca
• 30/11 a 31/12 - Torneio Antônio Anacleto de Futebol
172 atletas
06 equipes
Prefeitura de São José da Varginha, sempre incentivando e apoiando o nosso esporte, 2026 tem mais!
