Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

As Viagens de Gulliver

Obra prima do escritor irlandês Jonathan Swift (sem perfil oficial) originalmente foi publicado em 1726, com adaptação no Brasil em 1973 por Clarice Lispector (sem perfil oficial). A obra se trata de histórias vividas por um médico cirurgião e aprendiz de navegação, Lemuel Gulliver, que no decorrer da viagem, passam por uma tempestade seguida de um naufrágio. Gulliver, sobrevive ao naufrágio e pelas ondas, foi levado até a ilha Lilipute, que são habitadas por seres bem distintos de sua realidade. A obra se divide em quatro partes, onde Gulliver relata minuciosamente as peculiaridades e peripécias improváveis, vivenciadas.

Parte 1: Viagem a Lilipute
Ao acordar na ilha, Gulliver está aprisionado por um grupo de seres humanos minúsculos. Após afirmar que não era seus inimigos e prometer se comportar, Gulliver passa viver na ilha. Gulliver descobre que a ilha esta em guerra com a ilha vizinha, pelo modo em que cada um deles quebram os ovos para se alimentarem. Estranho, não é? Foi o que Gulliver pensou. Gulliver, encontra uma maneira, de apaziguar a guerra e por isso, ele é acusado de traição. Resultado? Ele precisa fugir da ilha.

Parte 2: Viagem a Brobdingnag
Dessa vez, a terra é de gigantes e Gulliver é explorado como atração turística, devido seu tamanho perto dos homens de 22 metros de altura. A rainha, compra Gulliver e o coloca em sua casa de bonecas, ao qual Gulliver denominou "caixa de viagens". Após várias dificuldades, Gulliver viaja com a rainha para a praia, onde Gulliver é "sequestrado" por uma águia gigante e devolvido ao mar. Que loucura!

Parte 3: Bom, para saber a parte 3 e o decorrer das aventuras de Gulliver, você encontrará a obra no acervo municipal da biblioteca Jucileia da C. Duarte, nos destaque da semana.

O Código Da Vinci

Terça-feira é dia de sugestão de leitura aqui na Biblioteca Municipal em São José da Varginha.

Para os amantes de leitura, o autor Dan Brown, lança em 2003, pela editora Randon House, o romance policial e repleto de suspense "O Código Da Vinci". O curador do Louvre e Grão mestre do Priorado de Sião, é fatalmente baleado por um monge católico albino, que por sua vez, é seguidor de um "ser" denominado O Mestre, que possui seus próprios interesses. Após a descoberta do corpo, na posição de "Homem Vitruviano", a polícia convoca o estimado professor Robert Langdon, que leciona em havard. Qual será o motivo da convocação? Qual são os interesses do "mestre"? O que o professor consegue solucionar, que a polícia não consegue? Essas perguntas e outras, você encontrará a resposta, no livro "O Código Da Vinci" que, para ser melhor, é na versão ilustrada.

Reforma Estádio Moreirão!

"Antes de uma boa obra, existe sempre um bom projeto!"
A reforma do Estádio Moreirão era um sonho para muitos, considerado impossível; mas pela graça de Deus e apoio dos administradores (Prefeito, Gestor da Secretaria de Esporte, Deputado Igor Timo e Fabio Avelar, Secretários antecessores Daniel Pampa e Ramon Luís ) estamos conseguindo reerguer nosso Moreirão.
Para quem não conheceu o Moreirão, vamos detalhar um pouco sobre tudo que estamos fazendo!
A primeira foto e a terceira, são os novos vestiários que antes, não havia azulejo e agora, serão todos azulejados, deixando o ambiente mais "confortável" para os jogadores. A foto da laje, é na parte da tribuna que antes, era apenas telhado fazendo com que a água da chuva escorresse para os vestiários causando infiltrações. Agora, haverá uma laje por baixo das telhas para proteger e facilitar a observação em caso de infiltrações. Quarta e quinta fotos, são as trocas dos alambrados; como muitos sabem, havia falta de alguns, deixando o campo sem proteção para a arquibancada. Sexta e a sétima fotos, são as coberturas para os jogadores reservas, que agora possuem telha cerâmica. Houve acusações, que eram telhas frágeis e que trariam risco para os jogadores, mas não fazemos nada sem orientações da engenheira responsável e pesquisas, afirmando que as telhas suportam um impacto de até 180 Kg. Oitava e nona fotos, são das arquibancadas, que como muitos conhecem, a rede de esgoto doméstica caem dentro do campo, fragilizando a estrutura da arquibancada. Agora, será feita uma rede de esgoto subterrânea para evitar contato direto com a arquibancada, prevenindo aparecimento de insetos, mal cheiro e o apodrecimento da arquibancada. Por fim, a última foto demonstra uma visão melhor de como está atualmente a reforma. O serviço não para, mas estamos aqui, para fazer sempre o melhor para todos.

Contação de História na Apae

Na tarde de ontem, 27/07/2022, aconteceu a Contação de História na Apae Municipal de São José da Varginha, com o tema: Higiene.

Tia Ju contou para os ouvintes, sobre a estrelinha que não gostava de tomar banho e por isso, ela não conseguia brilhar. Além da historinha, Tia Ju dançou e ensinou sobre como se higienizar, para brilhar igual as estrelinhas que tomam banho.

Nossos agradecimentos a toda equipe da Apae, pelo incentivo e apoio nos projetos.
Em breve, teremos mais...