Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo


O Código Da Vinci
Terça-feira é dia de sugestão de leitura aqui na Biblioteca Municipal em São José da Varginha. Para os amantes de leitura, o autor Dan Brown, lança em 2003, pela editora Randon House, o romance policial e repleto de suspense "O Código Da Vinci". O curador do Louvre e Grão mestre do Priorado de Sião, é fatalmente baleado por um monge católico albino, que por sua vez, é seguidor de um "ser" denominado O Mestre, que possui seus próprios interesses. Após a descoberta do corpo, na posição de "Homem Vitruviano", a polícia convoca o estimado professor Robert Langdon, que leciona em havard. Qual será o motivo da convocação? Qual são os interesses do "mestre"? O que o professor consegue solucionar, que a polícia não consegue? Essas perguntas e outras, você encontrará a resposta, no livro "O Código Da Vinci" que, para ser melhor, é na versão ilustrada.




Inventário de Proteção do Patrimônio Cultural - 2022
O que é o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural? É um órgão que oferece assistência com a administração do município, em especial em assuntos relacionados ao patrimônio de uma comunidade. Para se constituir um conselho é necessário, primeiramente, a elaboração de uma lei de proteção do patrimônio de acordo com o Decreto Lei Nº 25, de novembro de 1937 em seu plano diretor. Sua composição é paritária, entre Estado e Sociedade, ao qual compete deliberar sobre diretrizes, políticas, atos protetivos e outra medidas correlatas à defesa e preservação do patrimônio cultural do município. É um instrumento constitucional de preservação do Patrimônio Cultural que consiste na identificação e registro, por meio de pesquisa e levantamento, das características e particularidade de determinado bem, adotando-se para sua execução critérios técnicos objetivos e fundamentos de natureza histórica, artística, arquitetônica, sociológica, paisagística e antropológica, entre outros. O que é Patrimônio cultural? Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os sabores, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia.


Humberto de Campos Vera
Humberto de Campos Vera - nascido em Miritiba-MA no dia 25 de outubro de 1886 e falecido dia 05 de dezembro de 1934 no Rio de Janeiro -RJ; foi um jornalista, político e escritor brasileiro. Escreveu crônicas, contos, ensaios, poemas e críticas literárias. Em 1910, no auge dos seus 24 anos, publicou seu primeirolivro de versos (Poeira - 1° série) em Miritiba, sua cidade natal. Após dois anos, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde prosseguiu sua carreira jornalística. Em 1919, assumiu a 20° cadeira na Academia Brasileira de Letras e no ano seguinte, elegeu-se deputado federal do Maranhão, até ser cassado em 1930 com a eclosão da revolução. Em 1933, debilitado em saúde, Humberto publicou, o que seria seus últimos livros, chamados Memórias, onde relatou sua infância e juventude. Aos 48 anos, em decorrência de uma sincope em uma cirurgia, Humberto vem à óbito. Em homenagem ao mês da Independência do Brasil, esse mês iremos apresentar alguns autores brasileiros do nosso acervo. Atualmente, possuímos 27 obras do autor citado acima, são elas: 1- Poesias completas 2- Da Seara de Booz 3- Mealheiro de Agripa 4- Os Párias 5- Destinos 6- Notas de um diarista 1ª série 7- Reminiscências 8- Contrastes 9- Perfis 10- Memórias 11- Fragmentos de um diário 12- Crítica- 1ª série 13- O monstro e outros contos 14- Antologia da academia brasileira de letras 15- O conceito e a imagem na poesia brasileira 16- O Brasil anedótico 17- Crítica 2ª série 18- Sombras que sofrem 19- Sepultando os meus mortos 20- Notas de um diarista 2ª série 21- Um sonho de pobre 22- Perfis- 2ª série 23- Últimas crôncas 24- Memórias Inacabadas 25- Carvalhos e Roseiras 26- Crítica 4ª série 27- Ás sombras das Tâmaras


Paulo Coelho
A última indicação do mês de autores brasileiros, é do estimado Paulo Coelho. Paulo Coelho (1947) é um escritor brasileiro, autor de romances, ficção, investigação policial, temas místicos e autoajuda, é um dos autores mais vendidos no mundo. Foi eleito para a cadeira n.º 21 da Academia Brasileira de Letras. Paulo Coelho de Souza nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no dia 24 de agosto de 1947. Filho de Pedro Paulo Coelho e de Lígia Coelho, família de classe alta, com sete anos ingressou no Colégio Santo Inácio e nessa época já gostava de escrever. Foi um adolescente problemático e em atritos com os pais, que não queriam que ele fosse um escritor, chegou a ser internado várias vezes em um hospital psiquiátrico. Nos anos 70 conheceu o músico Raul Seixas com quem fez uma parceria que rendeu diversas músicas de sucesso para o cantor, entre elas, “Gita”, “Eu Nasci há Dez Mil Anos Atrás”, e “Al Capone”. Antes de se dedicar à literatura, Paulo Coelho foi ator, diretor de teatro e secretário de redação do jornal O Globo. O livro: “Alquimista” se tornou best-seller no Brasil e se tornou um dos livros mais vendidos no mundo. Paulo Coelho já foi considerado o autor brasileiro mais vendido na França. Seus livros são traduzidos em diversas línguas, recebeu diversos prêmios e condecorações, entre eles: • Comendador da Ordem do Rio Branco (Brasil, 1998) • Chevalier de L’Ordre National de la Legion d’Honneur (França, 2000) • Corine Iternationeler Buchpreis (Alemanha, 2002) • Nelsen Gold Book Award for tee Alchemist (UK, 2004) • Elle – Melhor Escritor Internacional (Espanha, 2008) Na biblioteca municipal professora: Jusciléia da Conceição Duarte há 09 obras de Paulo Coelho, sendo: 1- Brida (3) 2- O Monte Cinco (3) 3- O diário de um mago (3) 4- Maktub 5- Manual do guerreiro da luz 6- O alquimista (2) 7- Verônica decide morrer 8- Na margem do rio “Piedra” eu sentei e chorei(2) 9- O dom supremo Faça-nos uma visita e se delicie com essa deliciosa leitura.


Jô Soares
José Eugênio Soares, conhecido por Jô Soares, nasceu no Rio de Janeiro, no dia 16 de janeiro de 1938. Filho do empresário paraibano Orlando Soares e da dona de casa Mercedes Leal. Jô Soares (1938-2022) foi um humorista, entrevistador, escritor, dramaturgo, diretor teatral e artista plástico. O lado entrevistador do humorista teve início em 1988, no programa "Jô Soares Onze e Meia", no SBT, onde permaneceu até 1999. Entre 2000 e 2016 apresentou o "Programa do Jô" na TV Globo. Jô estudou em Lousanne, Suíça, para se preparar para a carreira diplomática, desejo que não se concretizou, porque seu dom humorístico o levou para outro lado. No fim da década de 80, Jô Soares foi contratado pelo SBT, quando no dia 17 de agosto 1988 estreou o programa “Viva o Gordo” e ganhou também o talk-show “Jô – Onze e Meia”, onde permaneceu até 30 de dezembro de 1999. No dia 03 de abril de 2000, Jô Soares retornou para a Rede Globo, para apresentar o programa de entrevistas intitulado “O Programa do Jô”. No período de 16 anos do programa foram realizadas 14.426 entrevistas com diversas personalidades, entre elas, Pelé, Roberto Carlos, Hebe Camargo, Renato Aragão e Naomi Campbel. No dia 16 de dezembro de 2016 o programa chegou ao fim. O último entrevistado foi o Cartunista Ziraldo. Muito emocionado, Jô agradeceu à sua equipe e ao público que o assistia com grande audiência. Jô Soares faleceu no dia 5 de agosto de 2022, aos 84 anos, após passar dias internado no Hospital Sírio-Libanês para tratar de uma pneumonia. OBRAS DE JÔ SOARES • O Astronauta Sem Regime (1985) • Humor Nos Tempos de Collor (1992) • A Copa Que Ninguém Viu e Que Não Queremos Lembrar (1994) • O Xangô de Baker Street (1995) • O Homem Que Matou Getúlio Vargas (1998) • Twelve Fingers (2001) • Assassinatos na Academia Brasileira de Letras (2005) • As Esganadas (2011) • O Livro de Jô: Uma Biografia Desautorizada (Matinas Suzuki e Jô, v. 1, 2017) • O Livro de Jô: Uma Biografia Desautorizada (Matinas Suzuki e Jô, v. 2, 2017). Na biblioteca municipal: Jusciléia da Conceição Duarte há 01 livro obra de Jô Soares: O Xangô de Baker Street. Faça-nos uma visita e aprecie essa deliciosa obra.
