top of page

Secretaria Municipal de Cultura, Esportes, Lazer e Turismo

Valorização e Reconhecimento

Durante o ano de 2022 (de janeiro a dezembro), a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo de São José da Varginha realizou com o grupo da terceira idade atividades semanais gratuitas de lazer e cultura.


Os encontros da 3° idade foram realizados no Salão Paroquial e cada um deles contou com a participação de 28 idosos com mais de 60 anos da nossa cidade.

Nos encontros foram aplicadas atividades de dança, muita ginástica aeróbica com trabalhos de equilíbrio para a melhoria da flexibilidade e fortalecimento muscular. Momentos de de yoga e pilates para relaxamento e alongamento também foram aplicados, além de atividades de lazer com a realização de bingos, baralho e sinuca.


O grupo conta com a colaboração de cada participante para realização de bingos, do forró e das rodas de conversa onde são contados os casos e 'causos' quinzenalmente.


Deixamos aqui nossa admiração e satisfação a todos os envolvidos por cuidarem se importarem com as raízes de nosso município.


São José da Varginha, 10 de dezembro de 2022.

O Caçador de Pipas

"Enquanto cresciam em Kabul, Amir e Hassan eram amigos inseparáveis. Quando adulto, vivendo na Califórnia, Amir é perseguido por uma traição contra Hassan cometida durante um incidente na infância. Quando ele descobre....." Ficou curioso? Então aproveita essas férias e passe na Biblioteca Municipal em São José da Varginha para dar uma lida no livro "O Caçador de Pipas" do autor Khaled Hosseini, que foi eleito o Melhor livro do ano, pelo San Francisco Chronicle. Além desse livro, temos infinitas opções para se deliciar na leitura durante essas férias.

Segunda edição campeonato de peladinha

A Prefeitura de São José da Varginha através da Secretaria Municipal de Esporte, realizou no mês de novembro a 2° edição do Campeonato de Peladinha. Os jogos aconteceram no ginásio da praça de esporte José Queiroz e grandes partidas foram realizadas. As equipes Corinthians, Manchester, União do Barça, Borussia, Real Madrid, Indesejável FC, Os Largados e Arsenal participaram desta edição que foi mais um sucesso do tão amado futsal em nossa cidade.

Indicação da Semana: O Arroz de Palma

O arroz de Palma fala de família. Antônio, já com 88 anos, prepara um grande almoço para comemorar os cem anos do casamento de seus pais. Os irmãos, já octogenários como ele, e todos os seus descendentes comparecem à celebração. O enredo ocorre ao personagem em forma de lembranças de família. Em clima de realismo fantástico, o fio condutor é o arroz jogado no casamento dos patriarcas, quando a trama tem início, no dia 11 de julho de 1908, em Viana do Castelo, Norte de Portugal, no casamento de José Custódio e Maria Romana. Terminada a cerimônia, o arroz que desaba sobre os noivos é torrencial, chuva branca que não para. O cortejo segue em festa pelo vilarejo, mas a romântica Palma permanece ali, feliz com todo aquele arroz espalhado pelo adro da igreja. Muito pobre, ela havia decidido, com entusiasmo, que aquele seria o seu presente de casamento para o irmão e a cunhada. Infelizmente, o arroz, dado com tanto amor, resulta na primeira briga do casal. A partir daí, por quatro gerações, todas as disputas, os conflitos, os dramas e as alegrias da família giram em torno do arroz. O arroz de Palma fala das raízes do imigrante lusitano. Da gente simples, honesta e trabalhadora que veio em busca de uma vida melhor em terras brasileiras, cheia de sonhos e projetos e que, transplantada neste solo, com muita luta e espírito de superação, aprofundou raízes, cresceu e deu frutos. O texto “Família é prato difícil de preparar”, extraído do primeiro capítulo do livro, começou a circular de forma espontânea pelas redes sociais e transformou o livro em um fenômeno do boca a boca – prova, talvez, de que família é mesmo prato de complicadíssima elaboração e que, como diz o velho cozinheiro Antônio, por mais sem graça, por pior que seja o paladar, temos de experimentar e comer."

Indicação da Semana: Cadernos Negros Volume 20

Na semana do dia da Consciência Negra, indicamos o livro Cadernos Negros, que relata fatos sobre muito antes do conjunto social reconhecer a legitimidade e a contemporaneidade dos movimentos sociais negros, ofereceu-se como um útero generoso para gestar e dar a luz, formas variadas da expressão literária afro-brasileira urbana. Aí eu te pergunto, você sabia que quase todos os principais escritores brasileiros, como Machado de Assis, Cruz e Souza, Lima Barreto, Luiz Gama, Carolina de Jesus, são negros? Foram gigantes, longamente negados ou negligenciados como referência. Esse livro, é uma oferta de uma referência, para a nação brasileira e nação mundial, do recriar a negra vida neste tempo e espaço do planeta.

bottom of page