A Prefeitura

Secretarias

A Cidade

Serviços Públicos

Conselho Tutelar

R. Juscelino Kubitschek

Tel: (37)3275.1374
CRAS- Sagrada Família

Pç. São José, Nº20 - Centro

Tel: (37)3275.1074
Posto de Saúde

R. Dom Cabral - Nº 19, Centro

Tel: (37)3275.1102
Polícia Militar

R. Dom Cabral - Nº 21, Centro

Cel: 9996-2473

Tel: (37)3275.1033
PSF

R. Dom Cabral - Nº 08, Centro

Tel: (37)3275.1013

Busca Interna: 

Tratamento da Água

A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde. Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções.

A primeira destas etapas é a COAGULAÇÃO, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união.

Segue-se a FLOCULAÇÃO, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira.

A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a DECANTAÇÃO. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.

A próxima etapa é a FILTRAÇÃO, quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores.

A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de DESINFECÇÃO. É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.

O passo seguinte é a FLUORETAÇÃO, quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluossilícico em dosagens adequadas. A função disto é prevenir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes.

A última ação neste processo de tratamento da água é a CORREÇÃO de pH, quando é adicionado cal hidratada ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários.

.



Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Praça São José - Centro - CEP 35694.000 - Tel. (37) 3275.1170 - 3275.1158

| Home | Mapa do Site | RSS | Favoritos | Contato |


  • Com 2 Usuários Online no momento.
    | Copyright © 2011 - Prefeitura Muncipal de São José da Varginha | Todos os direitos reservados | Desenvolvido: S.M.C