Economia de água | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Economia de água

DEMAE pede à população para economizar água e afastar riscos de desabastecimento

O Departamento de Águas e Esgotos Do Município de São José da Varginha (DEMAE) pede para a população economizar água e afastar o risco de desabastecimento na cidade. A situação é bastante delicada.

O nível de água do nosso Manancial está baixo e a Estação de Tratamento de Água (ETA) opera no momento com menor capacidade. São vários motivos que contribuíram para a que situação chegasse neste patamar, com destaque para falta de chuvas e forte calor dos meses anteriores.

Você é parte fundamental nesta campanha para a manutenção do abastecimento a toda a cidade, sem risco de faltar. Se todos fizerem uso racional, não vai faltar água.

Não lave calçadas nem carros, feche a torneira ao lavar louças, roupas e ao tomar banho. Pequenos gestos, grandes atitudes. Agindo assim, a água chega a todos.

Sustentabilidade em casa: Economizando água
De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) um ser humano vive perfeitamente bem consumindo cerca de 110 litros de água diariamente. Mas segundo dados da Sabesp, concessionária de água do Estado de São Paulo, o brasileiro passa e muito desse ideal. Em média, cada um gasta 200 litros por dia.As notícias de que a água já está em falta em muitas regiões do mundo são preocupantes, mas poucos ainda se atentaram para a gravidade do problema e se esbaldam no desperdício. Quer atitude mais inconsequente do que lavar calçada com água potável? Não seria mais prudente reaproveitar a utilizada para lavar roupa?

Algumas construtoras já estão se preocupando em construir imóveis com medidas para economizar água, como a implantação de sistemas de reaproveitamento das águas da chuva. Mas, infelizmente, as casas alicerçadas à moda antiga ainda são campeãs em gastos desnecessários.

Diante de uma situação tão alarmante, reunimos aqui algumas dicas para você economizar água em casa e ainda chegar ao final do mês com o bolso mais cheio. E é mais fácil do que parece!
.
1. O primeiro passo é verificar se há algum vazamento em casa. Para isso, desligue tudo que usa água, menos os registros de parede. Em seguida, anote o número indicado no hidrômetro e se depois de algumas horas houver alteração ou movimento do medidor, algo não está certo. Chame um profissional imediatamente.
.
2. Uma torneira pingando pode desperdiçar cerca de 50 litros de água por dia. Conferir se há alguma com problema nunca é demais.
.
3. As torneiras com aerador são as mais indicadas, pois reduzem o fluxo de água e, ao mesmo tempo, dão a sensação de que está saindo o mesmo fluxo que as torneiras comuns.
.
4. Ensaboar a louça e escovar os dentes com a torneira aberta também são hábitos a serem esquecidos por quem deseja economizar água.
.
5. Outro vilão é o vaso sanitário, responsável por pelo menos um terço da conta de água de uma casa. As caixas são sempre a melhor opção, mas se você faz questão de válvulas, opte por aquelas com duplo acionamento.
.
6. Até a água da máquina de lavar dá para reaproveitar, ideal para lavar a casa, as calçadas e carros. Na internet tem um vídeo ensinando um sistema prático e barato que pode ser adaptado a qualquer residência.
.
7. A hora do banho deve ser breve. A gente sabe que cantar no chuveiro ajuda a relaxar, mas nem por isso você precisa gravar um disco por lá, não é mesmo? Por isso, tome cuidado com o tempo!
.
8. As plantas precisam ser regadas, mas fazendo isso da maneira adequada, você economizará e muito! A primeira dica é durante o verão, quando elas devem ser molhadas bem cedinho ou à noite, para desacelerar a evaporação. No inverno, elas não precisam de água todos os dias. E fique atento: molhe as bases delas, não as folhagens!