Reciclando oportunidade é colocado em prática no Colar Metropolitano | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Reciclando oportunidade é colocado em prática no Colar Metropolitano

Postado em: 17 de fevereiro de 2014

No município de São José da Varginha, o projeto Reciclando Oportunidade: Gerando Trabalho e Renda já está em processo de execução. Os técnicos ambientais do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) realizaram um diagnóstico social na região, no qual foram apontadas seis catadoras para serem assistidas pelo projeto.
Após essa etapa foi realizada uma audiência pública para a apresentação da metodologia de implantação e constituição do Comitê Gestor, equipe responsável por acompanhar o processo de execução, formada por oito integrantes pertencentes e sociedade civil e ao poder público.

A data para lançamento da Coleta Seletiva e constituição da Associação de Catadores de São José da Varginha ainda não foi definida. Só na região do colar metropolitano o projeto atende aos municípios de Barão de Cocais, Santa Bárbara, Moeda, Belo Vale e Fortuna de Minas.

O Reciclando Oportunidade: Gerando Trabalho e Renda é uma iniciativa de atuação articulada promovida pela parceria entre Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MPE-MG) e Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), um programa do Governo de Minas, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas).

O projeto visa apoiar os municípios mineiros na erradicação da prática de catação nos lixões, promovendo serviços de coleta seletiva com a inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais de recicláveis.

Fonte: cmrr.mg.gov.br