“Projeto Reciclando Oportunidades” | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Publicado em:  Principal - Sem categoria

“Projeto Reciclando Oportunidades”

Postado em: 30 de agosto de 2013

Começa a ser implantado em São José da Varginha

 

Técnicos do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) iniciam nesta semana a etapa de levantamento de dados para a implantação do Projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda no município de São José da Varginha, região centro oeste de Minas Gerais.

 

Após o processo de articulação com o município e a assinatura do termo de adesão ao programa, segue a etapa que configura a identificação da existência de catadores no município, constituição da equipe executiva da prefeitura por meio das Secretarias envolvidas no processo e levantamento de dados de programas existentes.  O processo de implantação da coleta seletiva e inclusão socioprodutiva dos catadores demora em média 18 meses para ser consolidado.

 

O projeto Reciclando Oportunidades – Gerando Trabalho e Renda é realizado pelo Serviço Voluntário de Assistência Social – SERVAS e Ministério Público Estadual de Minas Gerais – MPE-MG, por interveniência do CMRR. É uma iniciativa de atuação articulada que visa promover o fortalecimento dos processos organizativos, articulação dos gestores públicos e sociedade civil para implantação dos serviços de coleta seletiva e inclusão socioprodutiva dos catadores de materiais recicláveis através da parceria com os gestores públicos locais e a mobilização social para implantação e/ou consolidação da coleta seletiva e educação ambiental para a disposição correta dos resíduos sólidos urbanos.

 

Corrida contra o tempo

 

Considerada uma revolução em termos ambientais, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, aprovada em 2010, quer mudar a logística do lixo no Brasil. Um dos maiores desafios propostos pela lei é que até 2014 o País não tenha mais lixões. Pela Política Nacional de Resíduos Sólidos, todos os municípios devem oferecer a coleta seletiva à população. Além disso, a nova lei também disciplina a coleta, o destino final e o tratamento de resíduos urbanos, perigosos e industriais até o próximo ano.

 

Fonte: Servas



Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Praça São José, Nº 10 - Centro - CEP 35694.000 - Tel. (37)3275.1221 - (37)3275.1137

| Home | RSS | Contato |



Copyright © 2015 - Prefeitura Muncipal SJV | Todos os direitos reservados.