PMSB: Cibapar debate Plano Municipal de Saneamento Básico em Conselheiro Lafaiete | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Postado em: 21 de julho de 2015

PMSB

Conselheiro Lafaiete é um dos 17 municípios contemplados com o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) que está sendo realizado pelo Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba. Na última sexta-feira (10), o Cibapar realizou um encontro para falar sobre a importância do saneamento básico.

O PMSB contempla o planejamento de um plano de saneamento básico que deve ser atualizado a cada quatro anos, sendo executa pela Projeta Engenharia e financiado pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais. O trabalho começou em março e até o dezembro deste ano deverá ser entregue o Plano, que é uma determinação federal.

De acordo o presidente do Cibapar e vice-prefeito de Brumadinho, Breno Carone, o saneamento básico está sendo o tema de muitas discussões devido a crise hídrica que afeta todo o país. “Não se pode falar de água, sem falar da crise que estamos vivendo. É preciso estruturar um sistema que possa reaproveitar e planejar o uso da água pela população e, fazer um uso mais consciente deste bem natural que é essencial para a vida”, afirmou.

No evento, também foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre os municípios e o Plano Municipal de Saneamento Básico, o que mostra o empenho dos gestores em fazer parte deste projeto.

“Nós precisamos estar engajados neste projeto e garantir o melhor para o nosso município e, principalmente, para a nossa população. Ter um sistema efetivo de saneamento básico representa uma economia e melhores índices na saúde”, disse Dr. Ivar Neto, prefeito de Conselheiro Lafaiete e vice-presidente do Cibapar.

Além da participação das prefeituras, representantes da Arsae e Funasa também  estiveram presentes.

Na oportunidade também foi lida uma carta do promotor de Justiça e coordenador Regional das Promotorias de Defesa do Meio Ambiente das Bacias dos Rios Paraopeba e Rio das Velhas, Mauro Ellovitch. Leia a carta na íntegra.

Municípios:

Veja os municípios que terão o Plano Municipal de Saneamento Básico: Bonfim, Brumadinho, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Florestal, Igarapé, Jeceaba, Maravilhas, Mateus Leme, Pequi, Queluzito, São Brás do Suaçuí, São José da Varginha e Sarzedo, sendo posteriormente incluídos os municípios de Mário Campos e Rio Manso.

Fonte: cibapar.org.br