Médicos estrangeiros e pacientes em compasso de espera | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Publicado em:  Principal - Sem categoria

Médicos estrangeiros e pacientes em compasso de espera

Postado em: 26 de setembro de 2013

Ainda sem poder prestar atendimento à população por falta do registro profissional, médicos estrangeiros aproveitam a estada nas cidades mineiras onde foram alocados pelo programa Mais Médicos para se familiarizar com as particularidades do local e espantar um pouco a decepção.

 

A diretoria do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM-MG) se reuniu no início da noite de segunda-feira (23) para decidir sobre a emissão do documento provisório para os profissionais diplomados no exterior, mas nada ficou decidido até o fechamento da edição.

 

Enquanto o imbróglio não chega ao fim, a cubana Medelin Perez Lambert está em compasso de espera. A médica chegou a São José da Varginha, Região Central do Estado, na última sexta-feira, e está hospedada em um hotel na vizinha Pequi. Enquanto espera oficializar o início dos trabalhos na única equipe do Programa de Saúde da Família (PSF) da cidade, Medelin já planeja como fará o atendimento aos 4.327 habitantes e se informa sobre quais são as doenças mais comuns no município.

 

A secretária de Saúde de São José da Varginha, Angélica Julian Magela Pinto, está frustrada porque nenhum brasileiro escolheu trabalhar no município. O posto de saúde que será comandado pela cubana está sem médico há três meses. “Temos uma médica cubana animada para começar os atendimentos e que não pode atender por causa desse imbróglio com o CRM.”

 

Ao todo, Minas Gerais recebeu 42 médicos com diploma estrangeiro, entre eles 27 cubanos. Segundo o CRM-MG, a entidade recebeu 41 pedidos de registros provisório.

 

A polêmica do CRM gira em torno da revalidação dos diplomas dos médicos estrangeiros e o certificado de proficiência em língua portuguesa. Para o presidente do CRM, João Batista Soares, o governo federal não prevê esses dois aspectos como requisitos para atuar no programa.

 

Na segunda-feira, o Conselho Federal de Medicina informou que os conselhos regionais emitiram pelo menos 86 registros para os profissionais do programa no país.

 

Fonte: Renata Galdino – Hoje em Dia



Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Praça São José, Nº 10 - Centro - CEP 35694.000 - Tel. (37)3275.1221 - (37)3275.1137

| Home | RSS | Contato |



Copyright © 2015 - Prefeitura Muncipal SJV | Todos os direitos reservados.