Dengue tem que acabar! | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Publicado em:  Principal - Sem categoria

Dengue tem que acabar!

Postado em: 3 de abril de 2014

 

A Dengue é um dos principais problemas de saúde pública no Brasil, segundo a Organização Mundial de saúde (OMS), entre 50 milhões e 100 milhões de pessoas são infectadas anualmente em todo continente. A dengue é uma doença febril aguda seu principal vetor é o mosquito Aedes Aegypti que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.Os principais sintomas são: febre dor de cabeça, dor no corpo, nas articulações e por trás dos olhos, podendo afetar crianças e adultos.

 

A dengue hemorrágica é a forma mais grave da doença pois além dos sintomas citados é possível ocorrer sangramento ocasionalmente choque e óbito. O grande problema para combater o mosquito Aedes Aegypti é que sua reprodução ocorre em qualquer recipiente que contém água parada, a prevenção e as medidas de combate exigem a participação e mobilização de toda comunidade, com adoção de medidas simples de como evitar o acúmulo de água em recipientes que possam tornar criadouros dos mosquitos. As ações isoladas não são suficiente para acabar com os focos da doença.

 

A fim de chamar a atenção da comunidade no dia 27/02/2014 ás 10:00 horas foi realizado uma mobilização em frente a Escola Estadual pela Equipe de Saúde da Família (ESF) juntamente com o coordenador da Dengue do Município, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância que cada um de nós exerce na luta contra dengue. Aproveitando que era véspera de carnaval também foi realizado conscientização sobre o uso de preservativos na prevenção de doenças sexualmente transmissível. Foi entregue a população material educativo como panfletos e adesivos sobre a Dengue e DSTs, foram disponibilizados preservativos para a população acima de 18 anos.



Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Praça São José, Nº 10 - Centro - CEP 35694.000 - Tel. (37)3275.1221 - (37)3275.1137

| Home | RSS | Contato |



Copyright © 2015 - Prefeitura Muncipal SJV | Todos os direitos reservados.