Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

Publicado em:  Principal - Em Destaque- Em Destaque- Últimas Notícias

Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Postado em: 26 de setembro de 2019

Ao longo dos seus anos o Município de São José da Varginha, localizado na região Centro-Oeste do Estado de Minas Gerais, vem apresentando uma transformação econômica e demográfica bastante significativa. Este progresso traz também impactos ao meio ambiente, tanto urbano quanto rural.

O projeto aqui apresentado trata-se do Plano Municipal de Gestão Integrada de resíduos sólidos (PMGIRS), elaborado pela Prefeitura Municipal de São José da Varginha, com o objetivo principal de descrever as ações e princípios já adotados e outros ainda previstos, relativos ao manejo de resíduos sólidos urbanos produzidos no município desde sua geração até a disposição final, além de propor diretrizes e orientações quanto à implantação de sistemas de tratamento adequado.

Além disso, o desenvolvimento deste plano visa cumprir o que determina a Lei Federal Nº 12.305 de 02 de agosto de 2010 que estabelece um prazo de 2 anos para que os municípios brasileiros apresentem este plano como forma de se adequarem às novas medidas tomadas perante a disposição adequada de resíduos sólidos.

Através deste plano o Município de São José da Varginha terá as informações necessárias para implantar, de forma gradativa, um gerenciamento racional de seus resíduos sólidos, melhorando a qualidade de vida da população, além de conscientizá-la quanto à minimização e a correta disposição dos seus resíduos.

Clique aqui para visualizar Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos