História | Prefeitura Municipal de São José da Varginha

São José da Varginha – 1963 á 2015

Os primeiros habitantes da região, onde hoje se localiza o Município de São José da Varginha, vieram em busca de ouro na região de Pitangui. Porém, como na localidade se cobrava o imposto do quinto, o bandeirante Domingos Rodrigues do Prado resolveu se estabelecer em outra localidade, trazendo consigo outros paulistas, iniciando assim a ocupação das terras do atual município.

Um dos primeiros habitantes do povoado foi o padre Antônio Moreira Barbosa, que construiu uma fazenda do outro lado do Rio Paraopeba, chamada fazenda São José.

Os exploradores que chegavam ao local, eram incentivados pelo padre Antônio a fixar residência e formar o povoado.

O padre Antônio Moreira Barbosa incentivou os novos habitantes a criar o povoado numa linda vargem que existia as margens do Ribeirão de Lages. Devido a sua devoção à São José e a linda vargem que lá existia, a localidade recebeu o nome de São José da Varginha.

Formação Administrativa:

Em 24 de outubro de 1881, a vila foi elevada à condição de Distrito de Pará de Minas, pela Lei nº 2842. Em 1º de março de 1963, o distrito foi emancipado.